Economize dinheiro e salve o planeta sendo mais solar
Whatsapp: (21) 99348-9905
Por Mais Solar em 22/01/2021
Breve história da Energia e previsões para o mercado de Energia Solar brasileira até 2050

Se considerarmos todas as formas de gerar energia que existem, veremos que a história da Energia é muito mais antiga do que se pode imaginar.

A primeira fonte de energia desenvolvida pelo ser humano foi a mecânica - também chamada de cinética -, que está relacionada ao movimento. Aos poucos, desenvolvemos o domínio do fogo (energia térmica), do vapor e da energia elétrica, que tornou-se símbolo do mundo moderno.

O homem sempre procurou formas alternativas para continuar produzindo energia. Graças ao avanço da ciência, em especial das propriedades químicas e nucleares, demos um novo passo na história. Durante o século XX surgem as primeiras usinas a base de energia nuclear.

Mas como surgiu a Energia Solar? Continue a leitura para conhecer tudo sobre a energia alternativa que mais cresce em todo o mundo!

 

Surgimento da Energia Solar

Durante o ano de 1839, o cientista pioneiro Alexandre E. Becquerel, também conhecido como o “pai da energia solar”, descobre o efeito fotovoltaico. Já o efeito fotoelétrico foi descoberto anos mais tarde, em 1905, pelo físico alemão Albert Einstein. Anos mais tarde, em 1922, Einstein receberia um prêmio Nobel de física por seu estudo.

Já na década de 1950, a energia solar deu um passo importante em sua evolução, já que painéis solares foram usados no satélite Vanguard 1, que ainda orbita o planeta Terra, embora não se comunique mais conosco.

Atualmente, a energia solar consolidou-se como uma das fontes de energias alternativas mais importantes do mundo, apresentando um crescimento anual constante. De acordo com relatórios, a China segue como o primeiro entre os países que mais consomem energia solar no mundo, seguido do Japão e Estados Unidos. O Brasil também tem apresentado alta no uso de energia solar, alcançando a  16ª posição no Ranking mundial em 2020.

 

Qual o será o futuro da Energia Solar?

Muito se especula sobre o futuro da energia solar, mas todas as previsões indicam um avanço constante e muito positivo para o uso de energia solar no país.

Dentre as principais apostas para o setor, está o aumento anual de até 40% durante os próximos cinco anos. O principal motivo para tal especulação está na isenção de impostos para importação de materiais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), reduzindo custos com a implementação de energia solar em território brasileiro.

A longo prazo, estima-se o aumento de até 250 GW na capacidade energética nacional. De acordo com Luiza Demôro, analista da Bloomberg NEF, é esperado que um terço de toda a energia do país seja proveniente de fonte solar.

Com visão otimista, Luiza também afirma que “a economia do país voltará a crescer em 2022 e isso fará com que a demanda por energia volte a acelerar”.

De acordo com declaração do professor Dr. José Breternitz, da Universidade Mackenzie, ao site EcoDebate, os esforços também são positivos para controle do aquecimento global. No entanto, para manter o equilíbrio natural do planeta, ainda é “necessário reduzir a queima de carvão em 13% ao ano nos próximos 10 anos e praticamente zerar as emissões de dióxido de carbono até 2050”.

 

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia alternativa mais limpa e sustentável que existe. Você também pode fazer parte desse processo de transformação ecológica do nosso planeta, além de integrar o time que mais economiza com a conta de luz no país. Quer saber mais sobre a instalação do sistema de energia solar? Fale agora com o nosso time e tire todas as suas dúvidas!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..